Itália realiza implante de coração artificial permanente em adolescente

Dispositivo tem 4 cm e foi inserido no ventrículo esquerdo do paciente.
Equipamento é implantado no tórax, para evitar riscos de infecção.

France Presse

Cirurgia cardíaco posa ao lado de esquema explicativo do implante permanente de coração artificialCirurgia cardíaco posa ao lado de esquema explicativo do implante permanente de coração artificial (Foto: Tiziana Fabi / AFP)
Um paciente de 15 anos do Hospital Menino Jesus de Roma foi o primeiro adolescente do mundo a receber o implante de um coração artificial permanente.
Até hoje, esse tipo de cirurgia só havia sido realizada em adultos.
A equipe de cirurgia cardíaca do hospital, dirigida por Antonio Amodeo, realizou a operação, que durou 10 horas, na quinta-feira (30).
A principal novidade consiste no fato de que o implante não é temporário, como é habitual, e sim permanente.
Os especialistas explicaram que o coração artificial temporário é utilizado habitualmente para ajudar os enfermos à espera de um coração compatível para um transplante.
Desta vez, os cardiologistas optaram por implantar um coração artificial permanente.
O coração artificial utilizado, com quatro centímetros de comprimento, foi inserido no ventrículo esquerdo do paciente. Trata-se de uma bomba hidráulica ativada eletricamente, implantada no tórax para evitar riscos de infecção.
O fornecimento de energia do aparelho ocorre através de um contato colocado atrás da orelha esquerda do adolescente, ligada à bateria que o paciente usa na cintura.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

New York Fashion Week: Marc By Marc Jacobs

Sorteio de "Reinaguração" do Blog: Prêmio Kit Nativa Spa, da O Boticário